Barra Mansa tem nova empresa de transporte público

Licitação para escolha de nova empresa ocorreu sem imprevistos ou recursos administrativos

Consórcio: Licitação ocorreu sem maiores imprevistos com duas empresas de Barra Mansa saindo como vencedoras (Foto: Gabriel Borges)
Consórcio: Licitação ocorreu sem maiores imprevistos com duas empresas de Barra Mansa saindo como vencedoras (Foto: Gabriel Borges)
Barra Mansa –
A prefeitura realizou hoje (03) a sessão pública de abertura dos envelopes do processo de licitação para concessão de serviços de transporte coletivo de passageiros do município. Venceu a licitação o Consórcio Barra Mansa, formado por duas empresas do próprio município, a Colitur e a Triacon.
A sessão foi realizada no Centro Administrativo Prefeito Luiz Amaral e teve início às 8h, com credenciamento dos representantes das empresas participantes. A partir das 09h30 foram abertos os envelopes com as propostas técnicas. A sessão foi interrompida durante três horas para análise e, à tarde, após abertura e conferência das propostas comerciais, com verificação da habilitação, foi divulgada a vencedora.
Ao todo, oito empresas participaram do processo licitatório, mas uma delas, a Serg’s Serve Transportes e Turismo, não apresentou proposta e nem enviou representante para participar da sessão. Durante a manhã, além dos representantes das empresas concorrentes, membros do Comam (Conselho Municipal das Associações de Moradores de Barra Mansa) e da Fambam (Federação das Associações de Moradores de Barra Mansa) participaram como ouvintes. Os vereadores Cláudio José da Silva Cruz, o Baianinho, e Vicente de Paula Ferreira Júnior, o Pissula, também estiverem presentes na sessão.
As oito empresas concorrentes foram: Consórcio Barra Mansa; Transporte Urbano São Miguel de Resende; Viação Sul Fluminense Transportes e Turismo; Viação Progresso e Turismo; Empresa de Ônibus e Turismo Pedro Antônio; Porto Real Transporte Coletivo; Viação Senhor do Bonfim; e Serg’s Serve Transportes e Turismo. Segundo a Comissão Especial de Licitação do Transporte Público, o Consórcio Barra Mansa ofereceu melhor proposta técnica com menor tarifa, sendo essa estipulada em R$ 3,15.
O presidente da Comissão, Jonathan Aguiar, explicou que no prazo de 10 dias, se não houver nenhuma intervenção judicial, deve acontecer a homologação do resultado da licitação. A previsão é que o contrato seja assinado em 30 dias. “Em até 120 dias a empresa já deve estar atuando em Barra Mansa. Quero deixar claro que a tarifa estipulada pela empresa só poderá ser fixada após a total implantação do novo modelo de transporte urbano e a partir de 03 de março de 2016”, informou Jonathan.
Segundo ele, a empresa ganhadora deve absorver de 80 a 100% da mão de obra do município, além de apresentar frota nova. Conforme a proposta técnica do Consórcio Barra Mansa, quarenta e um ônibus novos serão colocados para serviço, entre outros benefícios relevantes.
O presidente do Sindpass (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros), Paulo Afonso de Paiva Arantes, acompanhou as aberturas dos três envelopes contendo as propostas.
– Nenhum licitante questionou qualquer ação da Comissão ou do processo licitatório, o que demonstra que tudo foi realizado dentro dos padrões, sem nenhuma anormalidade – comentou.
O representante da empresa São Miguel, Rodrigo Camargos, mesmo não tendo vencido a concorrência, manifestou a satisfação de participar do processo. “Foi tudo realizado de forma clara, dentro da lei. Não há o que reclamar”, acrescentou.
Jonathan falou ainda da importância da realização da licitação. “É um momento histórico para Barra Mansa. A população espera há anos pela melhoria do serviço de transporte urbano e, muito mais que uma nova concessão, estamos formalizando um novo modelo de transporte para o município. Ganham a cidade e a população”, frisou o presidente da Comissão Especial de Licitação do Transporte Público, acrescentando que, entre outras melhorias, a tarifa será estabilizada e os procedimentos de exigências municipais perante à empresa vencedora estão mais claros.
O representante do Consórcio Barra Mansa, Guilherme Aquino, afirmou que a empresa já está apta a começar o serviço no prazo pré-determinado pelo edital. “Não houve recurso administrativo, o edital estava rigorosamente dentro da lei, tanto que não foi objeto de impugnação. Acho que não haverá recursos judiciais, uma vez que os representantes das concorrentes abriram mão de recorrer. Estamos felizes com o resultado e prontos para iniciar o trabalho em Barra Mansa”, concluiu.
Fonte: diariodovale

Comentários

Postagens mais visitadas